RONDOLÂNDIA INICIA HOJE A CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
Já estão em Rondolândia, Daisy Cristina Santana, Engenheira Sanitarista e Ambiental, e Valdiney Pinheiro dos Santos, Engenheiro Civil, ambos da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Eles vieram com a missão de iniciar junto com a prefeitura a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, que neste primeiro momento envolve a criação de alguns comitês de trabalho e levantamento da real situação do município nesta área.
Na manhã de hoje, 12 de novembro, eles se reuniram com o Comitê Executivo que é composto por representantes de diversos seguimentos. Logo mais anoite, acontece na Câmara Municipal uma Audiência Pública com toda população para apresentação de todo projeto e eleição de 04 delegados da comunidade que representaram o município em todos os debates.
“Hoje nós iniciamos em Rondolândia a implantação do sistema municipal de Saneamento Básico, estamos deixando pra traz uma história de degradação ambiental, de má utilização de recursos hídricos, de má destinação do lixo e acima de tudo de má gestão nesta área. Desde 2013 estamos nesta luta, estudando e projetando esta mudança. A UFMT é nossa grande parceira nesta transformação e a população de Rondolândia exercerá papel primordial neste momento histórico de nosso município”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Prof. Ms. Moacir Soares da Costa.
O que é saneamento básico?
Saneamento Básico pode ser entendido como o conjunto de medidas que visam preservar ou modificar condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O sistema de saneamento básico de um município ou de uma região possui estreita relação com a comunidade a qual atende, sendo fundamental para a salubridade ambiental do município e para a qualidade de vida da população.
Sendo assim, um planejamento e uma gestão adequada desse serviço concorrem para a valorização, proteção e gestão equilibrada dos recursos ambientais e tornam-se essenciais para garantir a eficiência desse sistema, em busca da universalização do atendimento, em harmonia com o desenvolvimento local e regional.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação
planejando hoje a garantia de uma Rondolândia saudável e ambientalmente correta para gerações futuras com um crescimento digno e orgulho de se viver aqui.