CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÃO ÀS RUAS DE RONDOLÂNDIA PARA COMBATER O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL
Na manhã de hoje, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Rondolândia saíram às ruas para combater este crime que ainda atinge muitas crianças e adolescentes.
Acompanhados pela fanfarra municipal e com o grito “Denunciar é combater e esquecer é permitir”, eles percorreram as principais ruas e avenidas do município. A prefeita Bett Sabah (PT), acompanhou toda atividade.
“Não vejo outra forma melhor de se combater este crime, se não for saindo às ruas e gritando para todos ouvirem. Não podemos nos calar diante disso, e nossas crianças estão de parabéns pela forma correta que tratam o assunto”, disse a prefeita.
A adolescente Erica Buffon, aluna da escola estadual Olavo Bilac, foi enfática em sua fala:
“Não adianta querer iludir, com conversa mansa, nós sabemos reconhecer muito bem um abusador, e não vamos deixar passar em branco, quem abusar vai para a cadeia, pois nós vamos sim denunciar”, disse a adolescente sob os fortes aplausos dos demais alunos.
A atividade foi organizada pela secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar. O evento contou ainda com a presença da vereadora Dorizete Quirino.
Sobre o dia 18 de maio:
No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, então com 8 anos, foi sequestrada, violentada e morta, na cidade de Vitória no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. O fato ficou conhecido como o “Crime Araceli” e os suspeitos, até hoje, não foram punidos. No ano 2000, após grande mobilização do movimento em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi aprovada pelo Governo Federal a Lei 9.970/2000, que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
José Adriano de Souza
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT