MÉDICO ORTOPEDISTA REALIZA MAIS 65 ATENDIMENTOS EM RONDOLÂNDIA
Enquanto o país discute regras para reduzir investimentos em Saúde, no município de Rondolândia-MT, a realidade é outra.
Nesta quinta feira, 27 de outubro, a prefeitura por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou mais uma etapa do Programa Municipal “Mais Especialidades”, onde possibilitou atendimento de 65 pacientes com o Dr. Edison Fidélis Jr, médico ortopedista e traumatologista.
De acordo com a Prefeita Bett Sabah (PMDB), apesar deste tipo de atendimento não ser uma obrigação da prefeitura, o programa foi criado para atender as demandas da população.
“O programa de especialidades é custeado com recursos próprios da prefeitura, não há recursos federais ou estaduais, em resumo este tipo de atendimento não é obrigatório. Somos Atenção Básica e o recurso que é enviado para nós serve apenas para manter a Unidade de Saúde aberta das 7h às 17h de segunda a sexta-feira, porém a nossa administração custeia o funcionamento desta unidade todos os dias 24 horas, incluindo fins de semana e feriados com médicos e equipe de enfermagem completa”, frisou a prefeita.
Para a paciente Arlete Montovaneli, de 51 anos, que sofre de Lombalgia e Artrose, o tratamento que ela faz mudou sua rotina.
“Faço o acompanhamento com médico ortopedista há seis meses e isso mudou minha vida, pois sempre senti muita dor, mas nunca pude sair daqui para me tratar, hoje com o médico ortopedista aqui na cidade, posso fazer todo o acompanhamento e não sentir mais dores como eu sentia”, disse a paciente que também recebeu um laudo para apresentar ao INSS e tentar um beneficio.
Já a paciente Necy Lopes, de 46 anos, foi até a unidade para fazer uma infiltração de analsegia, pois sofre de Tendinite Calcária no ombro esquerdo.
“Antes eu nem dormia com tanta dor neste ombro, após tratamento com fisioterapia e o médico ortopedista, a realidade hoje é outra”, disse a paciente.
Segundo a Fisioterapeuta, Dra Roseli Couto, a paciente Necy Lopes recebe atendimento com ela uma vez por semana em sua residência e outra na unidade.
“Necy recebe um tratamento de ponta que é feito com aplicações de ultrasson com medicação iontoforese, que é a introdução de íons medicamentosos, em poucos lugares na rede pública este serviço é oferecido gratuitamente”, disse a fisioterapeuta.
Ao todo desde sua criação, o programa “Mais Especialidades” na área de ortopedia já atendeu mais de 190 pacientes. O programa atende também especialidades em ginecologia, pediatria e cardiologia.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT