DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO DE RONDOLÂNDIA FOI APRESENTADO
Na noite de última quarta-feira, 01 de junho, no Plenário da Câmara Municipal de Rondolândia, foi realizada uma Audiência Pública para apresentação do diagnóstico das condições do saneamento básico no município, a ação faz parte da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que é coordenada pela UFMT – Universidade Federal do Estado do Mato Grosso.
Os trabalhos foram conduzidos pelo Professor Paulo da UFMT que apresentou diagnóstico da real situação sanitária no município.
“A Audiência foi muito profícua, a população participou com maestria e colaborou muito no estabelecimento de prioridades, em breve enviaremos o plano com todas as alterações para que seja votado e esperamos que aprovado, para que a partir daí, a prefeitura possa captar recursos para resolver todos os problemas sanitários”, destacou o professor.
A prefeita Bett Sabah reforçou a importância do plano para o município e afirmou ser ele o inicio de uma grande transforma.
“O diagnóstico nos apresentou o retrato real do município relacionado à água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem para os próximos 20 anos e isso é muito importante para mudarmos a nossa realidade ambiental. A partir de agora nossos esforços terão metas a serem cumpridas e muitas ações para fazer de Rondolândia uma cidade modelo para todo o país”, disse a Prefeita.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Prof. Ms. Moacir Soares da Costa enfatizou que a participação popular na elaboração do plano é o ponto central de todo trabalho.
“Esta é a nossa segunda Audiência Pública para debater este tema, a participação de cada um de vocês é fundamental para o sucesso do nosso projeto”, disse o secretário.
Dentre os avanços na área de saneamento no município, a equipe da UFMT enalteceu a inauguração da Estação de Tratamento de Água no município.
“Um município tão pequeno e com tão poucos recursos ter feito uma obra de um milhão e meio, sendo que mais de um terço deste valor são oriundos de recursos próprios, é algo a ser aplaudido, em outros lugares isso dificilmente aconteceria”, disse Professor Paulo.
Já para a acadêmica em Gestão Ambiental, Poliane Reco, a conquista da rede de água possibilitou a promoção da Saúde.
“Antes a água vinha de lugares sem tratamento, e muita gente sofria com isso, hoje isso mudou e com isso há com certeza pessoas mais saudáveis, pois elas não estão mais expostas às impurezas de águas sem tratamento”, disse a acadêmica.
O que é o PMSB?
O PMSB é uma exigência estabelecida pela Lei Federal nº 11.445/07, para o planejamento de diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, visando à universalização dos serviços de Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT