PREFEITA COMANDA MUTIRÃO DE LIMPEZA NA UNIDADE DE SAÚDE
Na manhã de hoje, 13 de maio, a prefeita de Rondolândia, Bett Sabah, deixou seu gabinete para ocupar outra função de igual importância, a de faxineira. Ao lado dela, a secretária de Saúde, Lessandra Araújo, enfermeiras, técnicos e demais funcionários da secretaria de Saúde se uniram para uma boa faxina na Unidade Básica de Saúde.
O Motivo?
Garantir que o prédio não seja espaço de hospedagem de vírus que tem causado diversos agravamentos respiratórios no município. Segundo a Prefeita, alguns protocolos serão adotados no município neste período critico.
“Há um índice alarmante de pessoas com doenças respiratórias, e alguns protocolos serão adotados para que esta Unidade de Saúde que recebe todos estes pacientes não se torne um ambiente hospedeiro de vírus. A faxina de hoje deverá ser corriqueira, de preferência semanal. Já determinei também ao setor de comunicação a criação de uma campanha pelo uso individual de copos e garrafas de água, além de ações nas escolas e comunidade em geral sobre as formas correta de evitarmos contaminações”, disse a prefeita.
Veja os principais cuidados para se evitar a gripe ou outras doenças respiratórias:
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar a Unidade de saúde.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessoria de Comunicação