Notícias

Boletins Informativos

Galeria de Imagens

Galeria de Vídeos

Conheça o Município

NOVEMBRO DOURADO: COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL É REALIZADO EM RONDOLÂNDIA.

Além do combate ao câncer de próstata, o mês de novembro é dedicado também ao combate do Câncer infanto-juvenil.  Diante disso,  a secretaria municipal de Saúde de Rondolândia visitou escolas e realizou atividades lúdicas e educativas voltadas para o diagnóstico precoce da doença nos pequenos. 


Segunda a enfermeira Joelice, o principal objetivo das ações foi de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e a cor dourada foi escolhida para marcar o mês, lembrando que as crianças valem ouro. 


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a história clínica e o exame físico são os primeiros passos no processo de identificação do câncer. A história familiar e a presença de doenças genéticas também podem auxiliar nas orientações para o diagnóstico. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que metade dos casos de câncer infantil do país nem sequer são diagnosticados, mas com o diagnóstico precoce, cerca de 80% apresentam melhoras. 

SINAIS DE ALERTA:

Os pais e responsáveis pelas crianças precisam ficar atentos para os sintomas, muito comuns aos de várias outras doenças infantis. Se os sinais não desaparecerem de 7 a 10 dias, o médico deverá ser novamente consultado.

Palidez inexplicada
Perda de peso acentuada
Febre prolongada de causa não identificada
Manchas roxas e sangramentos pelo corpo, sem machucado
Vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio
Caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga
Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local


A CAMPANHA:

O Novembro Dourado foi instituído em 2008, quando o dia 23 de novembro passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer In¬fan¬to¬juvenil. O câncer infantil é raro e atinge uma a cada 600 crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. 

Os tipos da doença que atingem as crianças são muito diferentes daqueles que acometem os adultos. Nos últimos 30 anos, o tratamento do câncer infantil evoluiu muito e, em média, nos centros especializados, entre 70% e 80% dos pacientes ficam curados ou vivem mais de 5 anos após o diagnóstico.

O câncer infantil costuma ser difícil de reconhecer quando em seu estágio inicial, pois suas primeiras manifestações clínicas confundem-se com algumas doenças comuns da infância. A ideia da campanha é mobilizar as famílias e a sociedade pela causa, além de divulgar os sinais e sintomas da doença.


José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT 

Assine o nosso feed de noticías RSS 2.0. Leave a response

0 comentários para "NOVEMBRO DOURADO: COMBATE AO CÂNCER INFANTO-JUVENIL É REALIZADO EM RONDOLÂNDIA."

Deixe seu Comentário

Prefeitura Municipal de Rondolândia - Estado de Mato Grosso - Poder Executivo
Situada na Av. Joana Alves de Oliveira, s/n°, Centro, Rondolândia-MT Cep:78.338-000
prefeitura.rondolandia@gmail.com - Tel: 0xx (66) 3542-1177.
Atendimento das 8 as 11 e 13 as 17 horas de segunda a sexta (exceto feriados)
Reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que citada a fonte "Prefeitura Municipal de Rondolândia"
Tenha um site!