PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL EM RONDOLÂNDIA
A Prefeitura de Rondolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a Campanha Novembro Azul com diversas ações pela comunidade. Na última semana foi realizado o dia D da campanha, onde foram realizados atendimentos na Unidade Básica de Saúde, incluindo o exame de sangue conhecido como PSA, que ajuda a detectar a doença no período inicial, onde é possível fazer um tratamento curativo.
Nesta fase, a doença não apresenta sintomas. “Por isso é essencial fazer os exames de rotina para prevenir a doença”, afirma a enfermeira Letícia Arnoldt. Ela esclarece que apenas o PSA não elimina a necessidade do toque retal, ainda considerado um tabu entre a maioria dos homens. “Este exame é solicitado pelo médico e deve ser adequadamente interpretado pelo urologista. E o toque retal funciona como um complemento muito importante para o diagnóstico na maioria dos casos.” Disse a enfermeira.
PSA
A Unidade Básica de Saúde de Rondolândia realiza até o final de novembro, exames de PSA para homens de 45 a 70 anos. Os interessados devem procurar a unidade e receber as instruções necessárias para a coleta do material.
O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também é realizado o exame de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, além do exame de toque retal, solicitado conforme critério médico.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação