RONDOLÂNDIA REALIZA CURSO DE IDENTIFICAÇÃO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS
Na última semana a Prefeitura de Rondolândia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Sindicato Rural, realizaram o curso de identificação e uso de plantas medicinais. O objetivo foi de ensinar e incentivar os alunos a agregar valor às plantas que são referencial biológico para a vida e também a identificação para o uso correto e mais preciso, evitando assim riscos de vida.
Durante o curso, os participantes aprenderam a cultivar as ervas que podem curar e descobriram que muitas soluções podem ser mais baratas que remédios e muito eficazes.
“As plantas dão a origem a muitos medicamentos. Devido à evolução da indústria farmacêutica nos anos 50, diminuiu o uso das plantas medicinais, que foram substituídas pelos medicamentos sintéticos. Na década de 80, o interesse pelos recursos fitoterápicos voltou a crescer, desta vez com investimentos para a pesquisa nessa área”, destacou Antônio Xavier, instrutor do curso.
Entre as atividades do curso estavam a identificação no campo, a coleta seletiva e a partir da seleção, a produção alternativa de medicamentos, como é caso de tinturas, alcolaturas, pomadas, comprimidos, o tradicional chazinho caseiro, bem como a forma e dosagem correta de utiliza-los.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação