SELO RURAL PERMITIRÁ AQUISIÇÃO DE PRODUTOS DIREITO DO PRODUTOR PARA MERENDA ESCOLAR
O convencimento para que produtores rurais do município se organizem para a venda de produtos para a merenda escolar parece fácil, mas não tem sido. Há dois anos a prefeitura incentiva produtores, porém com baixo retorno. Diante disso, a estratégia foi a criação de um Selo Rural para viabilizar a compra direta dos produtores.
Nesta semana a Prefeita Bett Sabah (PT), iniciou um ciclo de mobilização com produtores rurais, o objetivo é esclarecer o passo a passo para a aquisição.
“Vamos fazer um trabalho de formiguinha, convencê-los de que ter alimento produzido por eles na merenda escolar é um ganho duplo, o primeiro é a qualidade da merenda escolar que vai para a mesa de nossas crianças, e o segundo é a valorização da produção local, eliminado o atravessador e favorecendo um ganho maior e ajudando a manter as famílias no campo”, explica a prefeita.
A iniciativa visa cumprir uma Lei Federal que define ser obrigatória a destinação de 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
José Adriano de Souza
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT