Notícias

Boletins Informativos

Galeria de Imagens

Galeria de Vídeos

Conheça o Município

ALUNOS RECEBEM PALESTRAS SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Na manhã desta terça feira, 17 de junho, os alunos da escola municipal Cora Coralina, na linha 04, receberam a palestra “Prevenção de doenças através da higiene de mãos”, proferida pelo técnico da secretaria de Saúde, Tiago Carvalho. Segundo o palestrante, o ato de lavar bem as mãos, embora pareça uma atividade cotidiana comum, pode evitar uma série de doenças e infecções. 


“Antes e após as refeições, ao usar banheiro, chegando ao trabalho, ao voltar para a casa e todas as vezes que tossir é preciso lavar as mãos, mas lavá-las direito”, alega Tiago. Os cuidados devem ser redobrados no ambiente hospitalar, principalmente para evitar as infecções hospitalares. “O descuido é uma grande porta de entrada para infecções. As mãos constituem a principal via de transmissão durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra”, enfatizou.



Além de explicar sobre os principais tipos de microrganismos que podem atingir as mãos, o palestrante fez uma dinâmica da prática de higiene, com a intenção de ensinar a forma correta para realizar a higienização das mãos, conscientizando os participantes.

Higiene das mãos
A pele das mãos hospeda, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória. A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, pouco associados às infecções pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.

A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica.

Cuidado pessoal 
Boas maneiras e hábitos de higiene estão diretamente relacionados à autoestima da pessoa. Se a pessoa não se valoriza, ela não se cuida, e isso pode prejudicar a saúde.
Hábitos simples como a higienização das mãos com água e sabão, cortar as unhas, tomar banho frequentemente, escovar os dentes, limpar e organizar os ambientes e realizar atividades físicas podem auxiliar na prevenção de doenças causadas por microrganismos, como: gripe, resfriados, verminoses, micoses, doenças infecto-contagiosas, estresse, entre outras.

José Adriano de Souza
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT

Assine o nosso feed de noticías RSS 2.0. Leave a response

0 comentários para "ALUNOS RECEBEM PALESTRAS SOBRE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS"

Deixe seu Comentário

Prefeitura Municipal de Rondolândia - Estado de Mato Grosso - Poder Executivo
Situada na Av. Joana Alves de Oliveira, s/n°, Centro, Rondolândia-MT Cep:78.338-000
prefeitura.rondolandia@gmail.com - Tel: 0xx (66) 3542-1177.
Atendimento das 8 as 11 e 13 as 17 horas de segunda a sexta (exceto feriados)
Reprodução do conteúdo deste site é autorizada desde que citada a fonte "Prefeitura Municipal de Rondolândia"
Tenha um site!