PREFEITURA LEVA ALFABETIZAÇÃO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Escola suja, quente, carteiras velhas, sem local para refeições e ônibus de péssima qualidade, já é passado em Rondolândia. Com os investimentos da Prefeitura e do Ministério da Educação, o ensino na rede municipal melhorou e já inicia outro ciclo de avanços. Agora chegou a hora de erradicar o analfabetismo em pessoas adultas.
Marilsa Rodrigues Cordeiro, moradora da linha 94, km 09 em Rondolândia, é um grande exemplo de superação na vida. Com uma história que deveria ser triste, ela demonstra que nada na vida deve ser motivo de choro e nem de lamentação, mas sim de superação.
No dia de sua festa de aniversário de dois anos de idade ela sofreu uma paralisia infantil e de lá pra cá, sua garra e força foram essenciais para vencer os obstáculos apresentados no dia a dia de uma pessoa com deficiência, e um deles é o acesso à educação, que em seu caso foi deixado de lado.
Hoje, aos cinquenta anos de idade, ela realiza seu maior sonho, que é ler e escrever. Para isso ela conta com o apoio da Prefeitura, que por meio da secretaria municipal de Educação, disponibilizou uma professora alfabetizadora que a atende em sua casa duas vezes por semana, sendo quatro horas a cada aula.
Jorcelina Cândido de Freitas, a professora responsável por esta alfabetização, disse que o trabalho é intenso e tem horas que se esquecem até do café “Tem horas que ela está tão empolgada que se esquece da nossa merenda”, disse a professora sorrindo ao lado da aluna que respondeu: “Ah eu estou ansiosa pra aprender logo, que até esqueço do café” disse também sorrindo.
Para a professora as aulas tem sido gratificantes “A cada aula uma emoção, na aula de hoje ela escreveu várias palavras, e a educação foi uma delas, ela tem um letra linda, muito em breve já estará lendo e escrevendo sozinha”, disse a professora.
Marilsa é quem faz todos os serviços da casa, que é adaptada para o seu conforto. “Sou eu quem faz almoço, lavo a louça, a roupa e limpo a casa, o que estava me faltando é apenas saber ler, pois meu maior sonho é ler a bíblia para o meu esposo, que também não sabe ler”, disse.
No próximo ano a prefeitura irá lançar pela primeira vez um programa de alfabetização de jovens e adultos, previsto para iniciar no mesmo dia do ano letivo normal do município. O programa tem como missão erradicar o analfabetismo em Rondolândia, assim além de Marilsa, outros adultos também poderão ser alfabetizados.
José Adriano de Souza
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Rondolândia-MT