MUDANÇA RADICAL: LIXÃO DE RONDOLÂNDIA ESTA COM DIAS CONTADOS
Infelizmente Rondolândia ainda tem como local de descarte de lixo, o popular lixão. Mas isto está com os dias contados. Nesta semana, a prefeitura iniciou obras de reorganização do local que em breve dará lugar a um moderno aterro sanitário.
Com a parceria da UFMT – Universidade Federal do Estado do Mato Grosso, a Prefeitura e outras instituições constroem o PMSB -Plano Municipal de Saneamento Básico, que mudará completamente a realidade do saneamento básico no município.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Prof. Ms. Moacir Soares da Costa, coordenador local do PMSB, a situação sanitária do município é reflexo da ausência de investimentos no setor que se arrasta por décadas.
“Se desde a primeira gestão deste município, os gestores tivessem responsabilidade com o saneamento básico, hoje nossa realidade seria outra. Infelizmente a atual gestão teve que começar tudo do zero. Há três anos, lutamos pela construção de um plano de saneamento viável e exeqüível. Com apoio da UFMT e de outras instituições estamos vencendo estas etapas de abandono e mudando a realidade sanitária do nosso município”, disse o secretário.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem como objetivo a universalização do serviço público de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade. Ele abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais.
José Adriano de Souza - DRT 1451/RO
Assessor de Comunicação